Pensamentos

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Conceitos SOSTAC, CLC, ANÁLISE SWOT

Depois da introdução ao E-marketing feita nos post anteriores, e acompanhando a matéria da aula leccionada ontem (18.02.13) achamos importante introduzir mais alguns tópicos:


Uma organização deve ter em mente um bom plano de marketing para isso é importante tem bem claro o significado da palavra SOSTAC (situation analysis, objectives, strategy, tactics, actions and control).



  1. Fazer uma análise da situação em que estamos, observar os pontos fortes e fracos do mercado. Analisar os clientes (actuais e potenciais) são essenciais para definirmos uma estratégia.
  2. Traçar objetivos e estratégias fazer perguntas como:

                - Onde queremos estar?
                - Como lá chegar?
                - Que ferramentas usar?
                - Qual a quota online que pretendemos atingir? Como aumentar o tempo de permanência no site  
                e a fidelização?
                - Queremos associar o nosso site a outros sites ou redes sociais?


     3. Ter em mente os 5's para estabelecer tácticas e acções:


Através do esquema acima, esperemos que entendam as palavras chave e onde se devem focar. Num novo post aprofundaremos cada um destes 5's. 

    4. Control, o último ponto do SOSTAC, mas não menos importante. É necessário ter controlo sobre todo o processo que estamos a realizar. Medir o impacto que estamos a ter,  através do web metrics e do kpi's isso é possível. É importante também estar atento ás tendências e isso é possivel com o "GOOGLE TRENDS" ou o "THINK WITH GOOGLE". Mas este também será um tópico que iremos aprofundar melhor. 



Para além da SOSTAC é importante esclarecer conceitos de CLC e análise SWOT.

O Ciclo de Vida do Cliente (CLC) é uma ferramenta que considera a criação e entrega de valor da vida para os clientes ou seja CLC olha para produtos e serviços que os clientes necessitam ao longo das suas vidas. Orientada para o mercado, em vez de produto orientado (por exemplo, CLP). Etapas-chave do relacionamento com o cliente são considerados.

A análise SWOT é uma ferramenta para organização de uma auditoria e do seu ambiente. É a primeira etapa do planejamento de marketing e ajuda a concentrar-se em questões fundamentais. SWOT representa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.


Assim que aprofundarmos os tópicos acima mencionados, iremos publicar aqui para que possam acompanhar. Esperemos ter esclarecido os conceitos e ajudado.




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