Pensamentos

terça-feira, 21 de maio de 2013

Artigos de SEO - Otimização de Sites para Mecanismos de Pesquisa



Como otimizar seu site ou blog para ficar bem posicionado regionalmente?

Muitos profissionais que atuam no mercado de marketing digital ainda desconhecem a importância do posicionamento regionalizado de seu site, blog ou e-commerce.

Costumo ouvir argumentos de alguns que afirmam que seu objetivo não é local, é nacional ou até global e por isso não utilizam ferramentas como as que vamos discutir aqui. Na minha opinião, qualquer oportunidade de aparecer bem posicionado não pode ser desperdiçada, e mesmo que uma estratégia sirva para uma única cidade, ainda é válida.
 
Temos que considerar também empresas que atuam apenas localmente, como lojas de varejo off-line, prestadores de serviços, hotéis, restaurantes, entre outros. Para estes, aparecer bem posicionado regionalmente é essencial, e é por estes motivos que resolvi escrever este artigo. Vamos discutir aqui duas estratégias básicas: Inclusão de seu site no Google Maps (ou Google Places), e uso de diretórios regionais.
      
1. ADICIONE O SEU SITE AO GOOGLE MAPS
Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite gratuito fornecido e desenvolvido pelo Google.
Além de disponibilizar mapas e rotas para qualquer ponto no Brasil e em diversos outros países, ele também oferece o "Local Business Center", ferramenta que permite com que qualquer empresa faça seu cadastro e seja então encontrada no Google Maps por qualquer usuário, além de aparecer em destaque nas pesquisas do Google.
Os resultados do Google Maps aparecem nas buscas quando o usuário procura "alguma coisa, em algum lugar", isto é, se você procurar apenas por "Hotel", terá um resultado genérico, porém, de você procurar por "Hotel em Curitiba", visualizará além dos resultados da busca orgânica do Google, uma lista com hotéis e seus respectivos endereços cadastrados no Maps.


 


2. DIRETÓRIOS LOCAIS, SITES DE CLASSIFICADOS E PÁGINAS AMARELAS
   
Outra opção interessante é incluir seu site, blog, e-commerce, ou até mesmo cadastrar seus produtos e serviços em diretórios locais, classificados e páginas amarelas, isso vai ajudar de duas maneiras. Além de direcionar o tráfego local para o seu site, atraindo um público de qualidade, você ainda pode conseguir melhorar seu posicionamento, pois vai gerar acesso para seu site e também links externos (backlinks).

  

Para encontrar os diretórios e classificados relevantes em sua região é muito simples. Use o próprio Google! Basta digitar na busca "Classificados gratis em..." ou "Anuncie Grátis..."
Você encontrará centenas de sites que oferecem estes serviços, de forma gratuita, ou mesmo de forma paga para anúncios destacados. Para alguns setores é fácil encontrar inclusive diretórios especializados em um nicho especifico, como é o caso de sites exclusivos para divulgação de hotéis, outros para automóveis, alguns voltados para o comércio de um bairro especifico, ou de um setor especifico.



PARA QUEM AINDA TEM DÚVIDAS, SEGUE ABAIXO UM TUTORIAL PASSO A PASSO:
http://www.gestordemarketing.com/page/como-otimizar-seu-site-ou-blog-para-ficar-bem-posicionado-regiona

Sem comentários:

Enviar um comentário